top of page
Buscar

Datas dos Exames Nacionais 2025 do Ensino Secundário

Fica a par do calendário para os exames nacionais de 2025, tanto da 1.ª fase como da 2.ª fase.


1.ª fase

A primeira fase de exames nacionais tem lugar de 17 a 30 de junho e está destinada aos alunos do 11.º e do 12.º anos.




  • Período de aplicação da componente de produção e interação orais das Línguas Estrangeiras e PLNM: de 17 de junho a 3 de julho

  • Afixação de pautas: 15 de julho

  • Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 8 de agosto


2.ª fase

A segunda fase de exames nacionais ocorre de 18 a 24 de julho é destinada aos alunos que não alcançaram o sucesso na 1.ª fase ou que desejam melhorar as suas notas.



  • Período de aplicação da componente de produção e interação orais das Línguas Estrangeiras e PLNM: de 18 a 29 de julho

  • Afixação de pautas: 5 de agosto

  • Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 29 de agosto



Alterações nos exames nacionais

Os exames nacionais do ensino secundário continuarão a ser realizados em formato de papel, mas a classificação passará a ser feita eletronicamente. As folhas de resposta dos alunos serão digitalizadas nos Agrupamentos do Júri Nacional de Exames e carregadas numa plataforma digital, onde serão distribuídas entre os professores corretores.

 

Ainda, os professores passarão a classificar apenas partes de vários exames, em vez de corrigirem exames completos, o que visa assegurar maior equidade nas avaliações e permitir também uma análise mais justa do trabalho dos próprios corretores.

 

Esta mudança será implementada como projeto em 2024/2025, na disciplina de Filosofia, sendo posteriormente alargado a outras disciplinas nos seguintes anos letivos, exceto aquelas em que não se justifica, como Desenho A.


Passos de como fazer inscrição para os exames

As inscrições para os exames nacionais já arrancaram e os alunos terão duas semanas para se inscreverem nos exames nacionais (até ao dia 19 de março).

 

Assim como em anos anteriores, o processo de inscrição é todo feito online. Os alunos inscrevem-se através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE), sendo as inscrições posteriormente validadas pelos serviços de administração escolar.


Se és maior de idade

 

Passo 1. Primeiramente, regista-te na PIEPE. Deves fazê-lo se:

 

  • vais realizar, pela primeira vez, os exames nacionais

  • se, no ano passado, já realizaste estes exames mas eras menor de idade (tendo o registo sido efetuado pelo teu encarregado de educação).

 

Passo 2. Se, no ano passado, já tinhas atingido a maioridade e realizaste o registo no PIEPE, apenas precisas de preencher os campos "Nome de utilizador" e "Palavra-passe". Se não te recordas destas credenciais, podes recuperá-las facilmente na plataforma.

 

Para efetuar o registo, fornece o teu "Nome de utilizador" (normalmente o teu endereço de e-mail) e escolhe uma "Palavra-passe". Carrega em "Registar novo utilizador" e insere os dados solicitados:

 

  • Qualidade em que estás a realizar o registo (aluno maior de idade)

  • Nome completo

  • Nome de utilizador (e-mail)

  • Tipo de documento de identificação

  • Número do documento de identificação (cartão de cidadão, por exemplo)

  • E-mail.

 

Passo 3. Após preencheres todos os campos, carrega em “Enviar”. Vais receber um e-mail para ativar o registo, tendo apenas 15 minutos para realizares essa ativação e continuares com a inscrição.

 

Passo 4. Inscreve-te nos exames que queres realizar, preenchendo as informações solicitadas abaixo:

 

  • Identificação do aluno

  • Escola e curso

  • Exames que queres realizar

  • Ação escolar

  • Situação escolar

  • Informação adicional (adaptações no processo de avaliação e proteção de dados e vacinação).

 

Passo 5. Depois de submeteres a inscrição, a escola irá proceder à validação da mesma, geralmente, dentro de até quatro dias úteis após o término dos prazos de inscrição.

 

Passo 6. No final deste processo, a escola enviará um e-mail para comunicar que a inscrição foi validada com sucesso.


Se és menor de idade

 

Se és menor de idade, este processo terá de ser feito acompanhado do teu encarregado de educação e seguindo os seguintes passos:

 

Passo 1. Se é encarregado de educação de um aluno menor e pretende inscrevê-lo para os exames nacionais pela primeira vez, deve registar-se como tal na PIEPE. Se já efetuou o registo anteriormente não é necessário fazê-lo novamente, basta inserir as credenciais que utilizou no ano passado.

 

Passos 2, 3, 4, 5 e 6: Os restantes passos são iguais aos do aluno maior de idade.

 

Na PIEPE, encontra-se disponível um manual de instruções e vídeos de apoio às inscrições, que podes consultar em qualquer altura. Tens, ainda, um Guia Geral de Exames, disponibilizado pela DGES, criado para responder às questões mais frequentes colocadas por estudantes, encarregados de educação e professores.


Documentação necessária

 

Os alunos que possuem processo individual na escola de inscrição precisarão apenas de submeter uma cópia do recibo do pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura online, disponível no site da DGES.

 

Os alunos sem processo individual na escola de inscrição deverão submeter as cópias dos seguintes documentos:

 

  • Cartão de cidadão ou documento de identificação equivalente

  • Documento comprovativo das habilitações académicas obtidas anteriormente

  • Comprovativo de adaptações ao processo de avaliação (se necessário)

  • Recibo do pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura online, disponível no site da Direção-Geral do Ensino Superior.


Outros links relevantes



E o centro ARTISTUDO como pode ajudar?

Disponibilizamos o serviço de PREPARAÇÃO PARA EXAME durante os meses de Maio, Junho e Julho para que os/as alunos/as possam preparar o exame nacional.

O pack de 16 horas, inclui a preparação resumo de todos os conteúdos de exame com professor/a experiente da área de ensino, bem como a realização de exames nacionais para a sua preparação. Os professores fornecem resumos e dicas fundamentais à realização dos exames sendo por isso, um pack bastante requisito na altura dos exames. As aulas deste pack são individuais ou em grupo apenas e só, se os alunos forem da mesma turma e realizarem as horas nos mesmos dias e horários. Este pack tem o custo único de 240€ e pode ser pago em duas fases: 50% na contratação do pack e dos restantes 50% quando o/a aluno/a tiver cumprido 50% das horas do pack.


O pack de 32 horas tem a mesma finalidade com a diferença de que é mais intensivo, ou seja, realizamos mais exames e consequentemente, tiramos mais dúvidas. Este pack tem o custo único de 240€ e pode ser pago em duas fases: 50% na contratação do pack e dos restantes 50% quando o/a aluno/a tiver cumprido 50% das horas do pack.






 
 
 

Comentários


bottom of page